Na hora de deixar o cabelo bem-alinhado, você provavelmente já ficou em dúvida entre a cera e a pomada; afinal, ambas são produtos fixadores modernos, melhores que o gel ou o spray fixador.

Para ajudar você a escolher entre pomada ou cera e entender melhor como funcionam, suas vantagens e desvantagens, preparamos este guia. Continue a leitura e confira!

O que são a pomada e a cera?
Tanto a pomada quanto a cera são produtos finalizadores para o cabelo, que costumam ser usados tanto por homens quanto por mulheres.

Enquanto as mulheres usam principalmente para penteados e para modelar o cabelo em ocasiões especiais, os homens acabam usando-as cotidianamente para valorizar o corte de cabelo e manter os fios no lugar.

A função da pomada e da cera é manter o cabelo arrumado ao longo do dia, sem deixar que o vento ou a umidade interfiram e atrapalhem a sua aparência. E elas não marcam muito o cabelo — como é o caso do gel, por exemplo.

Qual a diferença entre pomada e cera?
A pomada e a cera são produtos com objetivos similares, mas cada uma tem suas particularidades. Vamos ver suas diferenças em vários aspectos:

Textura e acabamento
A cera é mais consistente e proporciona uma fixação mais forte, ou seja, os fios realmente não se mexem. Nisso ela se assemelha ao gel, porém seu acabamento não é brilhante e não fica tão evidente; os fios também não ficam tão rígidos ao toque.

Já a pomada é um produto um pouco mais leve, que pode dar um acabamento mais natural e propositalmente bagunçado. O aspecto da pomada é levemente molhado, enquanto o da cera é bem seco.

Composição e fixação
As ceras de cabelo, em geral, são compostas por uma cera natural, como a de abelha. Elas fixam de maneira firme, sendo ideais para um cabelo que não para sozinho no lugar, seja por ser rebelde ou muito fino.

Já as pomadas são compostas por óleos, que podem ser vegetais ou derivados do petróleo. Elas permitem que ao longo do dia você mexa no cabelo e mude o penteado, ou seja, dá mais liberdade de movimento.

Pomada ou cera: qual das duas é melhor?
Na hora de escolher entre pomada ou cera, tudo dependerá do seu tipo de cabelo e atual corte. Se você está com o cabelo bem cortado e só precisa de um pouco de fixação para mantê-lo arrumado, a pomada é o ideal.

Já para quem tem dificuldade em manter o cabelo no lugar, é melhor optar pela cera — principalmente se seus fios forem muito cacheados e grossos, ou muito lisos e finos.

A pomada garante uma fixação média, enquanto a cera tem um poder de fixação mais alto. Por isso, se você usa cera com frequência, é recomendado ter em casa um shampoo antirresíduos, para remover o produto totalmente.

Vale ressaltar que a pomada ou cera, quando não são totalmente retiradas do cabelo, podem causar oleosidade ao couro cabeludo. Quem já tem o cabelo naturalmente oleoso deve evitar o uso diário de ambas e, quando necessário, optar pela pomada, que é mais leve.

Agora que você já sabe como escolher entre pomada ou cera, que tal entrar em contato com a gente e tirar suas dúvidas sobre nossos produtos?

Categorias: Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *